quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Segmentos Industriais de Santa Catarina


Olá leitores,
O primeiro desafio do conhecimento foi lançado, e como é nossa missão adquirir e compartilhar conhecimento, vamos cumpri-la.
Nesse post vamos falar sobre segmentos industriais, que afinal o que são mesmo? Segmentos industriais são, resumidamente, os “ramos” da indústria, também podemos chamá-los de atividades industriais. As características do produto produzido é o que define o segmento a qual a indústria pertence. No estado de Santa Catarina, os principais segmentos são: a agroindústria, a têxtil, a cerâmica e a metal mecânica, a seguir vamos explicar o que é cada uma e a importância delas no nosso estado.

- Agroindústria: É o termo usado para nominar as atividades que transformam as matérias primas da agricultura, pecuária e outras, em produtos para o consumo humano. Em Santa Catarina, a região de Chapecó, é considerada o centro agroindustrial brasileiro mais importante e Chapecó é a cidade que mais produz e exporta  carne de aves do país. Essa atividade foi a principal responsável pelo desenvolvimento econômico, geração de empregos e pelo processo de urbanização da região oeste catarinense.

- Têxtil: A indústria têxtil tem como função, transformar as fibras em fios e afins em toalhas, roupas, tecidos, etc. Ela é dividida em três etapas, a de fiação, tecelagem e beneficiamento. A fiação é o processo que fabrica os fios usando matérias-primas apropriadas, já a tecelagem é a etapa que tece os fios, ela entrelaça os fios de trama e urdume formando os tecidos e o beneficiamento é quando o tecido é submetido a vários processos com finalidade de melhorar o toque, o visual, a cor, etc.
     O setor têxtil é um dos segmentos industriais mais importantes do estado, pois movimenta cerca de R$ 25 bilhões por ano no país, sendo R$ 2,5 bilhões  em Santa Catarina, que fica em terceiro lugar sendo o terceiro maior produtor de artigos têxteis no Brasil. A expressividade de Santa Catarina é na produção de artigos e malhas, 70% das indústrias têxteis de artigos assim são catarinenses.

- Cerâmica: A indústria cerâmica é responsável pela fabricação de pisos, azulejos, revestimentos, tijolos, lajes, telhas, e outros. Santa Catarina, que tem reconhecimento como pólo internacional e concentra as maiores empresas brasileiras de cerâmica, responde por cerca de 30% da produção brasileira, a quarta maior do mundo, e por cerca de 70% das exportações. Estando instaladas no nosso estado, as maiores e mais modernas cerâmicas do país, que produzem com tecnologia via úmida e competem por design e marca, em faixas de preços mais altas. A indústria de cerâmica catarinense concentra-se na região sul do Estado, na região formada pelos municípios de Içara, Criciúma, Tubarão e Imbituba. É importante lembrar que a indústria cerâmica é uma atividade considerada como base para a economia catarinense.

- Metal mecânica: É responsável pela transformação de metais nos produtos mais variados, desde a produção de máquinas, equipamentos, veículos e materiais de transporte. Esse segmento é um dos principais responsáveis pela geração de empregos na região, o que levou a um grande crescimento do estado.

O nosso estado está cheio de indústrias com muitas tecnologias e destaques nacionais e também internacionais. Entre essas atividades industriais, identificamo-nos com a atividade têxtil, que está presente o tempo todo na nossa vida, seja na roupa que vestimos, na toalha de mesa que temos nossas refeições ou no cobertor que nos aquece na hora de descansar. E também na região que moramos (Vale do Itajaí) há uma grande concentração de indústrias têxteis que são de ótima qualidade e cada vez mais faz com que a economia do nosso estado cresça e traga muitos benefícios para nós catarinenses.
É isso, esperamos que tenham gostado! Até o próximo desafio do conhecimento.

Andressa, Caroline e Janaina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário