Olá leitores,
Para explicar e descrever o ciclo de produção de um produto da indústria têxtil, entrevistamos uma pessoa que trabalha em uma mesma empresa têxtil catarinense há 18 anos, essa pessoa é Adelina, que passou por vários cargos e hoje exerce a função de PPCP na área de corte. Ela concorda que a indústria têxtil catarinense esta crescendo, e que sem dúvidas logo conquistará um maior espaço no cenário nacional.
Entrevistadora (E.): Como são escolhidos os modelos a serem fabricados?
Adelina (A.): Através de pesquisas de mercado. Via internet, viagens ao exterior. Com base nessas pesquisas os modelos são criados de acordo com o gosto do consumidor.
E.: Como são escolhidos os tecidos a serem usadas para cada modelo?
A.: Conforme os desenhos dos modelos são escolhidos os melhores tecidos que se adequam a cada um. Logo após a escolha, o estilista repassa as informações necessárias para a área de engenharia/modelagem repassá-las novamente então à área de compra dos fios.
E.: Quando os modelos a serem fabricados e os fios já estão escolhidos, qual é a próxima etapa?
A.: Após a modelagem pronta a peça piloto é fabricada, para que seja possível uma visualização antecipada da peça. Se for necessário essa peça piloto pode sofrer algumas alterações, mas antes de chegar a produção;
E.: O que acontece com os modelos de uma coleção que já passaram por todo esse processo?
A.: Essas peças piloto, são mandadas para um determinada agencia, para que possam ser fotografadas e incluídas no catálogo da empresa.
E.: Com as peças piloto prontas e divulgadas no catálogo, qual o próximo passo?
São programadas na área de produção 200 peças de mostruário que serão enviadas para área de vendas (representantes). Após a venda dos modelos, os representantes repassam para a fábrica a quantidade de peças de cada modelo e tamanho a serem fabricadas.
E.: Qual setor faz o planejamento de produção?
A.: O PPCP (Planejamento Programação Controle de Produção). Conforme a área de vendas passou as informações, o PPCP faz a programação da produção de cada área por peças, cores e tamanhos. Iniciando na Tecelagem (Fabrica a malha), Tinturaria (tingimento da malha), os modelos que são estampados vão para a Rotativa, já os modelos que não são estampados vão para a área de acabamento. Após o acabamento a malha passa por uma área de inspeção da área têxtil, e só então segue para o DMA (depósito de Malha Acabada).
O DMA separa cada malha por referencia conforme a OP( ordem de produção) enviada pelo PPCP. Essa OP é enviada para a área de corte onde a malha é talhada e enviada para a área de estamparia ou bordado. A peça parcialmente pronta vai para a costura e então após os acabamentos finais vai para a embalagem, expedição e só então para os clientes.
Este é o processo, passo a passo, de como é feita uma roupa em uma das várias indústrias têxteis de Santa Catarina. Mas não é padrão, pois muitas empresas se especificam em apenas uma das fases de produção, fazendo com que tenha mais qualidade no seu processo.
Andressa, Caroline e Janaina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário