Olá leitores,
O assunto de hoje trata-se de mercado de trabalho, como escolher o que exercer no futuro e como diminuir as dúvidas que não saem das nossas cabeças e de qualquer aluno do ensino médio, que está prestes a tomar uma decisão que definirá a sua vida profissional e consequentemente pessoal.
Aquela pergunta “o que você vai ser quando crescer” não se é mais tão simples de responder como quando éramos crianças. Não são apenas os sonhos de ir até a lua, ou de ficar brincando com animais o dia inteiro que são nossos critérios de escolha para o que exercer. A grande variedade de cursos e carreiras, a retribuição financeira e moral, o prazer de trabalhar em determinada área e as matérias estudadas no curso escolhidos, agora são dúvidas que só nos fazem “quebrar” mais a cabeça.
No vídeo a seguir, adolescentes falam como se sentem ao fazer essa escolha e compartilham as suas dúvidas. Uma psicóloga explica o que faz com que essa decisão se torne tão importante (ás vezes só no psicológico) e como torná-la mais simples.
Para ter certeza do curso que escolheu, ou tirar dúvidas sobre qual carreira profissional escolher, deve-se perguntar a profissionais da área, conversar com estudantes do curso que pretende cursar e até participar de palestras e amostras que acontecem nas universidades e faculdades que mostram e explicam como são os cursos. A FURB está ofertando sempre cursos profissionalizantes para ajudar os alunos a se infiltrarem no mercado de trabalho, e palestras com professores dos cursos esclarecendo dúvidas de jovens que querem ingressar nessa universidade.
Muitas pessoas não sabem qual o mercado de trabalho que querem seguir, mas sabem o que gostam de fazer no seu dia a dia, se são mais pra humanas ou exatas, etc. Existem muitos testes na internet e em revistas que ajudam a escolher sua área levando em conta todas essas características. Aqui vão alguns sites com testes vocacionais que podem ajudar você a decidir o que tem mais a ver com você:
A escola também participa desse meio, como o SENAI (onde estudamos), por exemplo, que oferece cursos como o IP (iniciação profissional) que os alunos do primeiro ano fazem para ver qual o curso que mais se identificam. No próximo vídeo, o gerente do SENAI, fala sobre os cursos técnicos gratuitos e pagos que podem ser ótimos antes de ingressar em uma faculdade e que fazem muita diferença no currículo. Na hora de entrar para o mercado de trabalho esses cursos já te deixam muito mais preparados e a frente de quem disputa vagas em empresas com você.
A faculdade, tão temida por alguns, que não sabem o que cursar ou como é o processo seletivo, torna o estudo e a vida universitária muitas vezes difícil. Este post tem por objetivo esclarecer essas dúvidas. Para que não haja arrependimentos durante a faculdade, antes de ingressá-la você deve visitar profissionais já formados, que atuam na área. Entrevistas, cursos, palestras e até estágios podem ajudar, e muito, na escolha do curso que irá cursar. Esperamos ter ajudado nessa “dúvida cruel” pela qual também passamos!
Andressa, Caroline e Janaina
OBS.: Enquanto pesquisamos, notamos que o segundo idioma é muito importante na hora de buscar uma vaga em um mercado do trabalho. E em uma matéria da série Mercado de Trabalho do Jornal Hoje, são esclarecidas as dúvidas sobre essa questão, como “Qual língua preciso saber para trabalhar em determinada área?“. Veja mais detalhes sobre essa matéria no link a seguir:
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/09/ingles-deixa-de-ser-diferencial-e-e-obrigacao-para-ingressar-no-mercado.html
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/09/ingles-deixa-de-ser-diferencial-e-e-obrigacao-para-ingressar-no-mercado.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário