Olá leitores,
Aqui estamos na 4ª tarefa do desafio do conhecimento, e hoje iremos falar sobre as Redes Sociais, aquelas que a gente tanto usa para falar principalmente com amigos e pessoas da família, hoje são muito importantes nos negócios também! Não entendeu muito bem por quê? A seguir vamos explicar melhor.
As redes sociais são os principais meios de comunicação entre os jovens dos dias de hoje, mandar uma carta e até mesmo fazer uma ligação estão se tornando ações raras. Consideradas fenômenos da atualidade, as rede sociais tem acesso de 2/3 da população global diariamente. E no Brasil, 80% dos usuários da rede usam as mídias sociais. Como o objetivo de uma divulgação é mostrar para o maior número de pessoas possíveis um certo produto ou serviço, existe meio melhor para fazer uma propaganda do seu produto do que as redes sociais? Não tem custos elevados e o mundo inteiro poderá conhecer o que você tem a oferecer com apenas um clique.
Dados de uma pesquisa realizada pelo Altimer Group e Wetpaint com as 100 empresas mais valiosas ao redor do globo, mostraram que os empreendimentos que investem em mídias sociais apresentam melhores resultados e receitas finais melhores.
Não demorou muito para que as empresas tivessem essa ideia, as redes são uma forma eficiente e rápida para divulgar sua marca e ainda facilitar a relação com os clientes. Essa estratégia de marketing torna a empresa mais acessível aos seus clientes, deixando-o atualizado, sabendo desde os lançamentos de produtos até promoções e ofertas. Faz com que o consumidor e o vendedor estejam em constante contato, fazendo críticas boas e ruins. A grande vantagem é o feedback imediato da aceitação do produto, do serviço ou da marca.
Com a mesma facilidade em que o produto é divulgado, os seus defeitos e um erro de comunicação entre a empresa vendedora e o cliente ou uma falha qualquer pode ser rapidamente conhecida pelo mundo inteiro e gerar um efeito contrário do desejado pelo anunciante. Saem na frente as empresas que sabem lidar e se relacionar, empresas que aceitam o risco de estarem abertas para seus clientes. Para evitar esses erros, listamos alguns que não podem ser cometidos pela empresa:
- Não ouvir os clientes: a empresa não deve agir com grosseria ou se sentir ameaçada com as criticas dos clientes, pois uma empresa deve estar preparada tanto para receber boas criticas quanto ruins e levar as ruins como aviso para melhorar.
- Não interagir com os clientes: o maior erro que as empresas podem cometer é criar um perfil e deixá-lo sem atualizações, sem atenção. A empresa precisa criar uma forma de manter o site ou perfil sempre atualizado, isso chamará atenção de seus clientes. E mostrará que ela está interessada em agradar os seus consumidores.
- Não monitorar os resultados: não observar o que seus clientes falam sobre a sua empresa e o seu produto nas redes é um erro que nenhuma empresa deve cometer, pois a empresa pode estar perdendo informações como: quais os produtos que mais gostaram, ou na pior das hipóteses xingamentos e reclamações sobre a marca.
- Perder a concorrência de vista: a empresa nunca deve perder a concorrência de vista, pois assim vai estar se colocando a um passo atrás. Deve sempre estar atualizado nas novas tendências, ver o que a outra empresa criou, o que acertou e o que errou para que possa fazer melhor e que não cometa o mesmo erro.
- Agir de maneira precipitada: não se precipite quando ler reclamações ou informações que podem não ser verdade, não responda questionamentos antes de entender exatamente sobre o que estão falando. É necessário cuidar da integridade da empresa.
- Pecar na revisão: as informações vazam muito rápido na internet, então faça uma checagem completa antes de publicar algo, pois qualquer erro pode em questões de segundos se tornar um furacão na imagem da empresa.
- Embarcar na fofoca digital: a empresa não deve difamar a concorrência, pois isso pode causar uma má impressão da sua empresa e também se tornar o principal alvo da empresa atingida. Como diz o ditado “o feitiço vai contra o feiticeiro”.
- Menosprezar a relevância do conteúdo: publicar informações irrelevantes e se autopromover o tempo todo irá afastar a sua empresa do seu perfil. Transmita informações úteis, não precisa ser o tempo todo, mas que sejam informações interessantes e que chamem a atenção para você, pois com a mesma rapidez que o cliente pode vir a segui-lo, ele pode desistir quando seu perfil não tiver mais nada de interessante para transmitir.
Outra dica importante é colocar-se no lugar do cliente, pensando “você acompanharia a sua empresa nas redes sociais?”, “O que faria você seguir com interesse sua empresa em redes sociais?” ou “O que interessa a você que também pode interessar a um potencial cliente?”, essas perguntas-chaves podem ajudar na hora de divulgar a empresa.
Em 2008, a empresa americana, Cone INCU, realizou uma entrevista que mostrou que 93% do usuários de redes sociais acreditam que as empresas devem investir nessas redes. A Petrobrás, a Claro e a IBM criaram blogs corporativos. A Dell, a Samsung, a Starbucks e a Ford aderiram ao micro blog Twitter para manter os clientes informados de suas novidades.
Uma das desvantagens das redes sociais para a empresa é que qualquer decepção do cliente, ou problema que o produto vendido ter, pode ser divulgado e sendo assim tendo uma má impressão para quem ler essa divulgação. Não é difícil achar no Youtube vídeos de consumidores desapontados com seus produtos, como no vídeo a seguir o cliente reclama do fogão que comprou: (este blog não tem como intenção divulgar nem sujar imagem de nenhuma empresa, só a função de transmitir conhecimento.)
Várias empresas também se baseiam em redes sociais da internet para criarem um meio de comunicação interno. Na construtora Frechal, foi criado o Frechal net, que consiste em um bate-papo interno mas com muitas outras utilidades além da comunicação entre os funcionários e até mesmo os chefes. Nesse programa tem um mural de avisos com os principais eventos do dia, uma agenda de contatos com todos os telefones das obras da construtora e seus supervisores e além disso um calendário onde podem ser agendadas reuniões, aniversários e festas de socialização da empresa.
Na prefeitura de Blumenau também existe um sistema de bate-papo, ele é acessado através do e-mail da prefeitura (que todos os servidores públicos possuem), esse sistema permite além de conversas, envio de arquivos também. É um meio de comunicação muito útil porque todos trabalham diretamente no computador por toda, ou se não, boa parte do tempo, o que consequentemente alivia os gastos e o fluxo telefônicos e permite a utilização tanto de linguagem e assuntos formais e informais entre os funcionários. As fotos mostram como funciona o sistema:
![]() |
Antes de se conectar
![]() |
Iniciando uma conversa |
![]() |
Online |
![]() |
Opções oferecidas pelo sistema |
![]() |
Status possíveis |
Andressa, Caroline e Janaina.
Referências:
- http://www.escritoriodigital.net/blog/a-importancia-das-redes-sociais-para-as-empresas-na-atualidade/
- http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI124097-17171,00-AS+VANTAGENS+DO+USO+DE+REDES+SOCIAIS+NAS+EMPRESAS.html
- http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI124097-17171,00-AS+VANTAGENS+DO+USO+DE+REDES+SOCIAIS+NAS+EMPRESAS.html
- http://www.tecnologite.blog.br/2011/01/importancia-das-redes-sociais-para.html
- http://jornale.com.br/mirian/?p=9409
- Funcionários da Frechal e da Prefeitura de Blumenau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário